Por favor, organizem a internet!

The WWW around wikipediaPra começar os meus posts aqui no blog, resolvi escolher um assunto que vai ser bastante popular (se já não é), em um futuro bem próximo: a imensa quantidade de informações disponíveis na web, e como organizar isso de forma eficiente. Apesar de ir contra ao conceito inicial da internet, que é uma rede um tanto quanto caótica de informação interligada, a imensa quantidade de conteúdo existente hoje dificulta a seleção daquilo que é realmente relevante para o usuário. Quantas vezes por dia não recorremos ao Google e temos que ficar abrindo os resultados de busca para encontrar o que realmente estamos procurando? Tirando as buscas mais genéricas, como “esporte, flamengo, vídeo, etc”, os resultados retornados estão sempre poluídos com itens que não nos interessam. Desta forma, cabe ao usuário, na maioria das vezes, aprimorar sua busca, adicionando mais palavras, operadores lógicos, etc. O problema é que nem todos os usuários conseguem estruturar sua “query” de busca de uma forma mais complexa.

Outro ponto importante é que este não é um problema apenas dos mecanismos de buscas. A grande maioria dos sites e portais está repleta de informação considerada inútil para o usuário. A verdade é que cada tipo de informação possui uma relevância diferente para cada um, e não é eficiente tratar todos usuários da mesma forma. Isto é tão óbvio que todos os sistemas de publicidade levam em consideração o perfil do usuário para verificar a forma de comunicar com ele. Agora, porque os sites não se preocupam com isso? Se uma determinada pessoa, 90% das vezes, acessa apenas conteúdo jornalístico, porque distribuir de forma uniforme diferentes categorias de conteúdo? Se você entrar na home de qualquer portal, lá vão estar informações de diferentes assuntos, sejam eles relevantes ou não para o usuário que acessa a página.

A solução para este problema consiste na utilização cada vez maior de mecanismos de IA para analisar o comportamento de um usuário específico, entregando então apenas o que ele considera relevante. Os conceitos de Web Semântica, e interligação lógica de informação, estão cada vez mais fortes na web, e serão fundamentais para o processo de organização e para a eficiência na troca de informações. Esta nova abordagem na manipulação da informação, ou Web 3.0, promete revolucionar a forma como o conteúdo é exibido para o usuário, otimizando a maneira como a informação é transmitida. Espero que essa revolução aconteça as soon as possible porque do jeito que está, não pode ficar.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: