MTV lança novo player de Vídeo

A MTV lançou recentemente a nova versão de seu Player de Video na Internet exclusiva para Full Episodes. Utilizando streaming via Flash Media Server, ela abandona o delivery via progressive download, o que definitivamente é uma evolução em termos de segurança, já que não há cache local, e de “qualidade”, uma vez que eles utilizam um processo de detecção de banda para servir um target bitrate mais adequado para a conexão do usuário (temos variações desde 350kbps até 1.2Mbps). Apesar disso, essa “qualidade” está entre aspas porque todos sabemos que a experiência do usuário em delivery via streaming pode ser terrivelmente ruim, principalmente se você estiver próximo do target e se sua velocidade não é suficientemente estável. Nestas circunstâncias, o vídeo irá fazer rebuffering constantemente, o que é absolutamente irritante. Além disso, a possibilidade de pausar e aguardar o carregamento para uma reprodução contínua não é possível, o que vai contra ao comportamento do usuário, principalmente devido à experiência proporcionada pelo YouTube.

Com relação à qualidade do vídeo, ela está realmente muito boa, e melhorou bastante em relação à versão antiga. A imagem está mais nítida, com menos blur, o que indica um processo de codificação mais eficiente. Como o Flash 9.r115 não é um requisito mínimo, acredito que eles estão utilizando VP6 para codificar os vídeos. Entretanto, dada a qualidade da imagem em relação ao bitrate utilizado, não duvido nada que também exista uma versão H264 que é enviada apenas para os usuários com esta versão de Flash Player. Infelizmente não podemos saber ao certo, já que não consegui copiar o vídeo para minha máquina😦

Antes:

MTV Before

Depois:

MTV After

Outra observação interessante é a utilização de inserções comerciais ao longo do vídeo, que são representadas na barra de progresso com pequenas barras cinza. Eu particularmente achei que ficou meio ruim de ver as marcações, além de que a interrupção da reprodução para exibição de um comercial é extremamente inconveniente do ponto de vista do usuário. A verdade é que os grandes players do mercado ainda estão estudando a melhor forma de realizar publicidade em vídeo distribuído na internet, mas isso é um assunto para um outro post.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: