Scrum, e os benefícios para os Team Members

Freqüentemente leio posts e artigos sobre a utilização do Scrum, entretanto, na maioria das vezes, existe uma grande ênfase nos benefícios obtidos com ele do ponto de vista da empresa, como o aumento na velocidade das entregas, e nem sempre é discutido sobre o que os team members ganham, quais as vantagens para as pessoas que efetivamente desenvolvem as tarefas. Desta forma, achei que seria interessante expor aqui um pouco da experiência que estou tendo na Globo.com, onde atuo como team member de uma equipe desde que adotamos o Scrum oficialmente.

Algumas pessoas, em um primeiro contato com o Scrum, podem apresentar um certo receio sobre uma das prerrogativas propostas pelo framework, que é a disseminação de conhecimento por todo time, com o objetivo de reduzir as chamadas “ilhas de conhecimento” nas equipes. Isto é excelente do ponto de vista da empresa, porém, infelizmente alguns profissionais que detém um conhecimento específico pensam que seu emprego estará “garantido” enquanto ele for o único a dominar determinado assunto. Entretanto, a disseminação do conhecimento por todo time é extremamente positiva para o desenvolvimento profissional de cada um, uma vez que o conhecimento específico de cada membro é compartilhado, estabelecendo uma “via de mão dupla”.

Além disso, cada componente do time é livre para executar qualquer tarefa, seja ele ou não o especialista no assunto. Desta forma, esta transferência de conhecimento pode ser realizada de acordo com a vontade de cada um, até o ponto que o desenvolvedor irá fazer tarefas simples de design, e o designer irá implementar trechos simples de código.

Outro benefício bastante importante é a existência um escopo claro e bem definido daquilo que deve ser realizado, o que evita uma série de transtornos. Ninguém vira a noite se matando para implementar uma funcionalidade não prevista, ou alterando o que foi feito pois houve uma mudança de idéia. No Scrum existe um “compromisso público” que define o que será realizado, não existe margem para alterações não aprovadas pelo próprio time. Além disso, a existência de um backlog priorizado permite uma visão mais clara daquilo que deverá ser realizado, qual é a estratégia e os objetivos existentes.

A existência de reuniões diárias (daily meetings), também ajuda bastante no processo de comunicação entre os membros do time, sendo que cada um sabe exatamente o que o outro fez, e o que irá fazer, e isto é extremamente importante para todos tenham uma visão bem clara do que está sendo feito, quais foram os desafios e como eles foram superados. Finalmente, ao término de cada ciclo (sprint), cada um pode expressar o que foi bom ou ruim no último sprint o que facilita bastante a resolução de problemas de qualquer natureza.

Em suma, o Scrum pode ser bastante positivo também para os profissionais, basta saber aproveitar as novas oportunidades abertas por este modelo de desenvolvimento, em vez de ficar com medo das mudanças que naturalmente vão acontecer.

4 comments so far

  1. Antonio Carlos Silveira on

    Oi Rafa,

    realmente, uma grande parte dos posts sobre Scrum sao do ponto de vista do PO ou do SM ou da empresa, que bom que vc (como team member) consegue enxergar os valores por tras das práticas. Muitos nao enxergam assim.

    Acredito muito em times multi-disciplinares e abertos a tomar as decisões necessárias para entregar o Sprint Backlog que eles se comprometeram no Planning.

  2. Guilherme Cirne on

    Como membro do mesmo time que o Rafael, concordo com tudo o que ele falou!

  3. Tiago Albineli Motta on

    Também concordo. É bom também ressaltar que com o scrum, os membros to time passam a ter mais relevância nas decisões futuras do projeto. Isso é importante e motivador.

  4. Guilherme Chapiewski on

    Isso aí😀


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: